grd-Quem-somos-png.png

História da Federação dos Empregados nas Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana,Turismo e Hospitalidade do Estado do Rio de Janeiro desde a sua Fundação:

 

A Federação na época de sua Fundação, 12 de Agosto de 1949 se denominava Federação Nacional dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, constituída pelos Sindicatos:

“dos Enfermeiros em Hospitais e Casas de Saúde do: Rio de Janeiro, Pernambuco e Estado de Alagoas”;

“dos Empregados em Casas de Diversões, do Rio de Janeiro”;

“dos Oficiais Barbeiros, Cabeleireiros e Similares de: Aracajú, Rio Grande do Norte e do Recife”;

“dos Cabineiros de Elevadores do Rio de Janeiro”;

“dos Empregados em Hospitais, Clinicas e Casas de Saúde, de Salvador”;

“dos Enfermeiros Massagistas e Duchistas de Fortaleza”; “Enfermeiros e Empregados em Casas de Saúde, Hospitais e Clinicas de Santos”

“e Empregados em Casas de Diversões de Santos.

E de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho foi aprovado o Estatuto e Reconhecida como Associação Sindical de 2º Grau e como Entidade Coordenadora das Categorias Profissionais compreendidas no 4º Grupo – do Plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, exceto a “dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiros e Similares”, prevista no quadro a que refere o artigo 577, da Consolidação das Leis do Trabalho na base territorial NACIONAL com exclusão do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 30 de junho de 1959 com o reconhecimento da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de São Paulo, foi excluído da base territorial Nacional o Estado de São Paulo.

Em 05 de dezembro de 1959 com o reconhecimento da Federação Interestadual dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, foi excluído da base territorial Nacional os Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 30 de junho de 1969 com o reconhecimento da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, foi excluído da base territorial Nacional os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Em 29 de outubro de 1977 a nossa Federação requereu ao Ministro do Estado do Trabalho a fixação da base territorial no Estado do Rio de Janeiro, passando a mesma a denominar-se “Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Rio de Janeiro”.

Mais tarde como Entidade coordenadora das Categorias Profissionais compreendidas no 4º grupo – do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Turismo e Hospitalidade.

 

 

A Federação desde sua Fundação teve como seus Presidentes os Seguintes Senhores, e sua Sede nos seguintes endereços:

                                  

De Agosto de 1949 a Dezembro de 1956 – Minervino Fiúza Lima, com Sede Provisória na Rua do Lavradio, nº 180 – Sala 902 – Centro – Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara;

 

De Dezembro de 1956 a Novembro de 1960 – José Rodrigues dos Santos, com Sede Provisória na Av. Venezuela, nº 131 – 10º andar – Sala 1011 – Centro – Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara;

 

De Novembro de 1960 a Novembro de 1975 - Raymundo Nonato da Costa Rocha, com Sede Provisória na Av. Rio Branco, nº 181 – 4º andar – sala 404 – Centro – Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara, em 20 de dezembro de 1962 passou para a nova Sede na Rua Rodrigo Silva, nº 18 – 10º andar – sala 1005 – Centro – Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara, e em 23 de fevereiro de 1973 foi Inaugurada a Sede Própria da Federação, sito a Rua Senador Dantas, nº 75 – sala 604 – Centro do Rio de Janeiro – antigo Estado da Guanabara; Tendo sido interrompido seu mandato por ocasião de seu falecimento em 18 de novembro de 1975.

 

De Novembro de 1975 a Novembro de 1980 - Pedro Augusto Monteiro;

 

De Novembro de 1980 a Novembro de 1994 - Arthur da Silva Rocha;

 

De Novembro de 1994 até a presente data - Manoel Martins Meireles.

 

Em 01 de Maio de 1997 foi Inaugurada a Sede Campestre da Federação, sito Av. Belo Horizonte, antiga Rua 3, Lote 12, Quadra 08, Parque São Sebastião, Itaboraí - RJ.

 

Por motivo de seu crescimento em Entidades Filiadas, Categorias abrangentes e conseqüentemente o aumento de Funcionários, ficando seu espaço físico muito limitado em sua sede própria a Federação passou a ter sua sede na Rua Alcindo Guanabara, nº 17 – salas 1.301 a 1305 Centro – Rio de Janeiro, CEP: 20.031-130.