facebook_ADS-4-laranja.png

Concurso Comlurb: presidente prevê novo edital, mas depende de verba

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, confirma intenção para novo concurso Comlurb para garis.
25/05/2020 10:24 | Atualizado: 25/05/2020 13:24

O presidente da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, Paulo Mangueira, confirmou a expectativa pelo novo concurso Comlurb para garis. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, ele explicou que publicação do edital depende da liberação de orçamento. Uma vez que o município está no limite de gastos com pessoal.

 

 

“A Comlurb tem as expectativas para implementar o concurso dos garis, porém dependente quanto ao ajuste do Limite Prudencial. Assim que a Companhia tiver informações mais consistentes, as tornarão públicas”, revelou o presidente.


Para ser um gari da Comlurb é necessário ter concluído o ensino fundamental até o 5º ano (antiga 4ª série primária). Com o reajuste de 4,7% anunciado, a remuneração desses profissionais deve subir para R$2.795,02.

Sobre a concretização do novo plano de cargos e salários dos profissionais, o presidente da companhia assegurou que está “em andamento, conforme ficou acordado na última assembleia dos funcionários, no dia 26 de setembro”.

 

Atualmente, a companhia apresenta 1.836 aposentados. No ano passado, 53 pedidos de aposentadorias foram finalizados. Essa mão de obra poderia ser reposta por meio da abertura do próximo concurso público.

 

Questionado se com a Reforma da Previdência o número de aposentadorias cresceu, o presidente da Comlurb disse que não é possível calcular.

 

“Por ter em seu quadro a maioria de empregados aposentados na ativa, a Comlurb não tem como mensurar quando será o afastamento definitivo dos que se encontram nessa situação”.


Os profissionais da Comlurb, hoje, são contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, tramita um projeto de lei na Câmara de Vereadores para que 2.

 

Fonte: Folha dirigida